Perdoai se o título parece denotar pouca sensibilidade da minha parte! Pelo contrário: choca, revolta, enfurece! Porque TODOS somos responsáveis! Quantas situações de risco? Quantas crianças estarão em situação muito parecida? E que fazemos nós? Que faço eu? Cruzo os braço e, depois da tragédia, manifesto o meu pesar!
Num pestanejar de olhos, tudo começou e tudo acabou e ainda nem toda a história contada desvendou:
O que terá mesmo acontecido á pequena Joana?
1 – Em Setembro, a mãe da Joana dá a cara ás televisões e afirma que a menina tinha sido raptada, após se ter ausentado de casa para ir a um café fazer compras, apelando logo aos supostos raptores que a devolvessem, (logo história mal contada e pouco acreditável. O que leva a uma mãe que sua filha ao desaparecer de casa, que a mesma tenha logo sido raptada e exigindo aos raptores que a mesma fosse devolvida)
2 – A mãe da Joana afirma que a mesma terá sido vendida a um casal Alemão, (Será? para onde, e que motivo?...);
3 – A Joana foi dada como assassinada e morta pela própria mãe? (ou terá a mesma comparticipada numa acção de violência por parte de outra pessoa e que levara á morte da pequena?);
4 – Aqui, entram os advogados, que para tal, e levados pela força da profissão, desvendam o crime: a Joana foi vendida para o estrangeiro, (claro, crime tipificado com pena de menor grau)
....mas que confusão, ninguém se entende ou será que as histórias prevalecem no seu contudo, que hipóteses? Que probabilidades? Quantas as histórias? ..... tudo na incerteza da razão!
5 – A mãe da Joana confessou: a menina fora agredida pelo irmão na cabeça, uma primeira vez, deixando-a inanimada. Não satisfeito, pegara na menor pelos cabelos e batido com a sua cabeça várias vezes na parede da sala.
6 – Depois de, nos últimos dias, tudo ter levado a crer que os inspectores tinham já conseguido desvendar o crime, resta saber onde estará o corpo ou os restos mortais da pequena Joana?
- O tio da menor, já indicou às autoridades mais de uma dezena de locais onde o corpo terá sido escondido;
- A mãe de Joana, terá dito que o corpo da filha tinha sido esquartejado (desmembrado) e lançado a animais, (quais? Porcos ou cães) numa pocilga;
- Ganha vigor a ideia de que o corpo pode ter sido transportado na bagageira de um carro para a sucata, onde poderá ter sido desfeito; (ACREDITO!)
- Os motivos que terão levado ao assassinato de Joana estão ainda por esclarecer. As teorias variam entre a possibilidade da menor ter recusado devolver o troco das compras e a de ter descoberto uma eventual relação amorosa entre a mãe e o tio.
7 – Estamos em Novembro e cores em vão num pacto escondido! quanta hipocrisia meu Deus, como irá acabar? esta história sem fim...
António Soares
28-10-2004